
Investigado por: Agência Tatu e UOL.
Falso: A Polícia Federal não realizou operação que tenha encontrado dinheiro do INSS em quarto secreto de Lula. Todas as operações já realizadas são divulgadas no site oficial da corporação, no qual não há registro de ação contra o presidente. Vídeo utiliza fotos aleatórias de agentes e imagens da internet. Não há, até o momento, evidências de que Lula tenha ligação com a fraude do INSS.
Conteúdo investigado: Vídeo afirma que a Polícia Federal encontrou dinheiro do INSS em um quarto secreto de Lula em um prédio do governo. A publicação utiliza várias imagens de agentes em operação. Há uma narração que diz que as informações da ação da polícia ainda estão sob sigilo.
Onde foi publicado: TikTok.
Conclusão do Comprova: Não existiu operação que tenha apreendido dinheiro no quarto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirma um vídeo que circula nas redes sociais. Em contato com o Comprova, a Polícia Federal negou a existência de ação descrita pela postagem. “Todas as operações da Polícia Federal são divulgadas em nosso site. Não foi realizada operação com as informações enviadas em seu email”, afirmou o órgão.
Várias das imagens utilizadas no vídeo podem ser encontradas na internet em outros contextos. Os registros mostram cenas diferentes. A imagem de uma prateleira de livros que seria um acesso secreto, por exemplo, foi publicada há seis anos no site do banco de imagens Pinterest. Outra que mostra uma porta secreta no chão foi disponibilizada na mesma rede anos antes de Lula voltar à Presidência, em 2019. Nenhuma das duas tem, portanto, relação com Lula.
Os registros de ações de policiais foram retirados de portais de notícias em diferentes ocasiões. Uma, por exemplo, foi publicada em uma notícia de 2020, sendo que Lula foi empossado em 2023. Outra em que aparecem o presidente e, ao fundo, agentes da Polícia Federal, é uma montagem.
Após as investigações que apuram a fraude bilionária com recursos de aposentados e pensionistas, o presidente do INSS Alessandro Stefanutto e o ministro da Previdência Social Carlos Lupi foram demitidos. Até o momento, não há nenhuma ligação comprovada de Lula com o crime. Ele não é investigado pela PF.
O vídeo com informações falsas apresenta no final um tom apelativo para que os seguidores comentem para ter acesso a mais detalhes da falsa operação. O perfil publicou outros vídeos com informações falsas. Entre eles, reproduziu uma versão de um conteúdo já desmentido pelo Comprova, o de que teria ocorrido um encontro secreto entre o presidente da França, Emmanuel Macron, e a primeira-dama do Brasil, Janja.
Até a publicação desta verificação, além do conteúdo ter sido tirado do ar, o autor não postou a “segunda parte” como prometido e não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a fonte das informações. Há também outras versões do conteúdo circulando na mesma rede social.
Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. O post somou 38,9 milhões de curtidas e 1 milhão de visualizações até 7 de maio.
Fontes que consultamos: Polícia Federal, pesquisa reversa de imagem do Google e consulta no site de banco de imagens Pinterest.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: Desde quando começou a repercutir o caso de desvio de dinheiro no INSS, várias peças de desinformação foram criadas, como os posts que manipulam vídeos de César Tralli e Nikolas Ferreira para divulgar falsa indenização do INSS e que alegam que Lula não derrubou lei de combate a fraudes no INSS, norma que foi sancionada por Bolsonaro. Outra checagem feita pela Lupa afirma ser falso que governo Lula derrubou lei de combate a fraudes no INSS e que site promete indenização para quem foi prejudicado com o desvio de dinheiro. O Estadão fez a mesma checagem com a conclusão de que o post publicado nas redes sociais é falso.