Escândalo do INSS

INSS diz ter notificado 9,4 milhões de beneficiários que tiveram descontos

A partir de amanhã (14/5), será possível solicitar o ressarcimento de possíveis cobranças indevidas pelo aplicativo Meu INSS

No aplicativo Meu INSS, aposentados e pensionistas podem informar sobre possíveis descontos irregulares -  (crédito: Divulgação/Gov.Br)
No aplicativo Meu INSS, aposentados e pensionistas podem informar sobre possíveis descontos irregulares - (crédito: Divulgação/Gov.Br)

Todos os 9,4 milhões de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que tiveram descontos de mensalidade associativa foram notificados nesta terça-feira (13/5), segundo o órgão. Também assegura que ainda haverá apuração de quantos aposentados e pensionistas foram lesados pelos descontos. A partir de amanhã (14/5), é possível solicitar o ressarcimento de possíveis cobranças indevidas pelo aplicativo Meu INSS.

No app, o beneficiário recebeu hoje a seguinte mensagem: "Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135". De acordo com o Instituto, por volta das 11h, todas as 9.429.003 notificações haviam sido enviadas.

Ainda não há uma previsão de quando os ressarcimentos serão feitos e tampouco a origem do recurso. No entanto, a medida tem como objetivo localizar as pessoas que sofreram com a fraude.

Alguns aposentados e pensionistas relataram nas redes sociais nesta terça instabilidade no app e que não conseguiram verificar a notificação. Em vez disso, recebem a seguinte mensagem: "O Meu INSS está em Manutenção. Esperamos voltar em breve. Obrigada pela paciência. Precisa de ajuda? Acesse o Portal do INSS ou ligue 135 e saiba mais". Não há previsão para o fim da instabilidade.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

 

postado em 13/05/2025 14:50 / atualizado em 13/05/2025 14:51
x