
O Refúgio de Vida Silvestre Gatumé, uma das áreas de preservação ambiental de Samambaia, voltou a ser alvo de crime ambiental. Durante uma operação da Secretaria DF Legal, foram encontrados documentos e notas fiscais entre os resíduos que permitiram identificar os responsáveis, entre eles, quatro unidades da Rede de Supermercados Primor. Cada estabelecimento recebeu uma multa de R$ 31.566,28, totalizando mais de R$ 126 mil em advertências.
Os fiscais da pasta flagraram o descarte irregular de toneladas de entulho, restos de alimentos e materiais recicláveis entre as quadras QN 427 e QN 429, próximo à Unidade Básica de Saúde 3 da região, nesta terça-feira (15/7).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além da punição financeira, os supermercados foram notificados e têm o prazo de 24 horas para remover completamente o lixo depositado na área protegida. Caso contrário, a empresa poderá ser multada novamente, com valores e penalizações ainda maiores.
O Refúgio Gatumé é uma importante zona de proteção ambiental do Distrito Federal e o descarte de lixo em locais como esse é considerado crime ambiental, sujeito a sanções previstas em lei.