
Ao menos cinco pessoas morreram em um acidente no km 4 da BR-153, em Porangatu (GO), na madrugada desta quarta-feira (16/7). A trágedia envolveu dois dos quatro ônibus de um comboio de estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) e se dirigiam a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás.
As informações preliminares do Corpo de Bombeiros de Goiás indicam que uma carreta que trafegava no sentido contrário invadiu a contramão e colidiu frontalmente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador.
Com o impacto, quatro ocupantes do ônibus — o motorista e três estudantes — morreram no local. O motorista da carreta também não resistiu aos ferimentos. Já o passageiro do caminhão foi socorrido com ferimentos graves.
O segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Os outros dois veículos não se envolveram no acidente. As equipes da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e da concessionária que administra a rodovia atuam no atendimento às vítimas. As causas do acidente serão investigadas.
Autoridades lamentam
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (16/7), que recebeu com profunda tristeza a notícia do acidente. "Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil", afirmou Lula.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) lamentou o acidente e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. "Recebi com profunda tristeza a notícia do acidente envolvendo estudantes da UFPA na BR-153, em Goiás. Jovens que saíram do Pará cheios de sonhos para participar do Congresso da UNE. Minha solidariedade às famílias das vítimas e orações por todos os feridos. Estamos em contato com as autoridades locais para acompanhar a situação e o estado do Pará está à disposição para colaborar no que for necessário", disse o governador.
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB) também lamentou a trágédia e citou que o estado está à disposição das autoridades do Pará para prestar toda a assistência necessária. "Nossas equipes de saúde, segurança e atendimento social foram acionadas desde as primeiras horas e seguem mobilizadas para garantir acolhimento, suporte e cuidados aos feridos e familiares. Neste momento de luto, rogo a Deus que conforte os corações enlutados e conceda pronta recuperação aos feridos", frisou.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) decretou luto oficial de três dias em solidariedade e respeito às vítimas e aos familiares. "A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil", citou a instituição. Em respeito à memória das vítimas e à privacidade dos familiares, a UFPA optou por não divulgar informações sobre identidade, cursos ou ocupações das pessoas.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) disse que está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal de Goiás, além do governo federal e demais instituições para oferecer apoio e acompanhar de perto todas as providências necessárias. "Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil", destacou.
Leia a nota da Universidade Federal do Pará na íntegra:
A Universidade Federal do Pará lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia.
A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil.
A Universidade Federal do Pará presta respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias.
A Administração Superior da UFPA constituiu um Comitê de Acompanhamento, composto por integrantes da Reitoria, das Pró- Reitorias de Extensão, de Assistência e Acessibilidade Estudantil, de Ensino de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, de Administração, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, e de Relações Internacionais, da Prefeitura Multicampi, da
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Assessoria de Comunicação Institucional. O Comitê está mobilizado para atuar de forma coordenada na assistência às vítimas e aos seus familiares, bem como no acompanhamento de todas as providências necessárias.
Como medida emergencial, a Universidade montou uma Central de Acolhimento no Campus Guamá, com atendimento presencial às famílias das vítimas e aos demais integrantes da comunidade afetada. A equipe de acolhimento é composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e pedagogos da UFPA. Também foi disponibilizado o número (91) 98272-1213 para atendimento remoto.
Os feridos foram encaminhados a hospitais nas cidades de Porangatu (GO), Alvorada do Norte (TO) e Gurupi (TO), e estão sendo acompanhados por equipes de saúde locais. O pró-reitor de Gestão de Pessoal da UFPA desloca-se, neste momento, de Brasília ao local do acidente para acompanhar de perto a situação e reforçar o apoio institucional.
Foram confirmados quatro óbitos de membros da comunidade universitária. Em respeito à memória das vítimas e à privacidade de seus familiares, a UFPA não divulgará informações sobre identidade, cursos ou ocupações das pessoas atingidas.
A Universidade está em contato permanente com as autoridades responsáveis no local do acidente e no estado do Pará, garantindo a apuração dos fatos e a assistência necessária aos envolvidos, incluindo os trâmites para traslado das vítimas.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e o respeito à dor das famílias. Novas informações serão divulgadas exclusivamente por meio dos canais oficiais da UFPA, à medida que forem confirmadas por fontes responsáveis.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular